DESCUPINIZAÇÃO

Descupinização

Os cupins são insetos sociais, vivem em comunidades que podem abrigar milhares de insetos. A colônia costuma ser constituída de rei e rainha, com função exclusivamente reprodutora, operários que realizam o trabalho e soldados que fazem a defesa da colônia. Geralmente em épocas chuvosas há uma revoada de cupins alados provindos destas colônias, estes acasalam, perdem suas asas e procuram estabelecer novas comunidades.

Cupim de solo ou subterrâneo
São denominados subterrâneos por frequentemente construírem suas colônias abaixo da superfície do solo, porém não é raro encontrar estes ninhos em lajes, caixões perdidos, juntas de dilatação, dentro de redes hidráulicas e condutores elétricos, sem nenhum contato com o solo.

Cupim de madeira seca
Habitam madeiras com baixo nível de umidade e não necessitam de contato com o solo. Costumam atacar portas, batente, rodapés, janelas, assoalhos, forros, divisórias, e móveis em geral. Por serem discretos, podem formar colônias grandes, após certo tempo, apresentando poucos sinais externos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Isoptera

Tratamento

Cupim Subterrâneo: Barreira química (tratamento curativo do solo), atingindo os cupins e protegendo o imóvel de novas infestações. Esta barreira é formada através da injeção e banhamento de agente cupinicida com equipamentos e produtos de última geração em pontos estratégicos do solo dentro e fora da edificação.
Cupim de Madeira Seca: Injeção e banhamento de cupinicida no interior da madeira, através de seções do produto nos furos feitos pelos cupins até a completa saturação dos canais. Nas instalações elétricas por onde os cupins se deslocam é utilizado sistema pó químico que não interfere no sistema elétrico com saturação dos conduítes e caixa de luz.