DESRATIZAÇÃO

Desratização

É notório o prejuízo causado por roedores, tanto pelos estragos que causam às lavouras e alimentos armazenados, bem como os danos que trazem à saúde pública.

Devido a sua alta capacidade de adaptação eles estão presentes nos mais diversos ambientes, principalmente nas cidades e normalmente perto dos humanos, se beneficiando dessa proximidade para conseguir alimento e abrigo.

Estima-se que, em São Paulo, existam de dez a quinze ratos por habitante.

Entre as dezenas de doenças causadas por roedores estão a leptospirose transmitida pela urina, e a peste bubônica transmitida pela pulga.

Rato

Rattus rattus ou rato preto (rato de telhado)
Possuem grandes orelhas e cauda longa, abrigam-se em locais altos como: telhados, sótãos, forros. Os ratos de telhado ainda preservam seus instintos silvestres, preferindo a construção de abrigos nas partes altas das edificações e, por esta razão, são também conhecidos como ratos de forro. São esbeltos e possuem locomoção rápida, segura e equilibrada por fios elétricos e de telefonia, associando-os aos ramos do arboredo do seu ambiente original.

Seus ninhos são menos expostos e de difícil visualização. São onívoros, preferindo frutas, legumes e cereais. O rato de telhado adulto possui cerca de 40cm comprimento.
A pelagem é delicada, com uma coloração de tons do cinza ao preto, orelhas e olhos maiores em proporção à cabeça.

Rattus norvegicus ou ratazana

De pelagem acinzentada e orelhas pequenas, as ratazanas costumam se abrigar em terrenos baldios, sistema de esgoto, lixão, bueiros e outros. Os maiores exemplares, geralmente são encontrados em locais com abundante disponibilidade de alimento, e podem pesar cerca de um quilo e medir até 50cm. Representam os roedores urbanos mais conhecidos, tem hábitos noturnos e são excelentes nadadores e escavadores.

Mus musculus ou camundongos

Possuem orelhas grandes e caudas longas, abrigam-se em armários, fogões e despensas. Como os demais roedores urbanos, são onívoros e tem preferência alimentar por cereais e substâncias adocicadas. Possuem aproximadamente 8 cm de comprimento e podem viver tanto em colônias como sozinhos. São amplamente utilizados como cobaias em laboratórios de biologia.

Produtos utilizados
Utilizamos um raticida anticoagulante de dose única na forma de blocos parafinados resistentes à água, prontos para o uso e que podem ser ofertados tanto em locais secos quanto úmidos, sem perda de eficiência. As quantidades administradas devem ser suficientes para que todos os roedores tenham a oportunidade de ingerir as iscas ao menos uma vez; deve-se colocar nos locais onde se observam sinais de presença de roedores, mas sempre evitando que crianças e animais tenham o acesso à essas iscas. A quantidade de blocos e o número de pontos de aplicação variam de acordo com o grau de infestação e o tamanho da área a ser desratizada.